O CLUBE


Era uma linda manhã de sábado em nossa igreja (IASD Central de Brasília) no ano de 1972, quando o Pr. José Maria Barbosa, com planos de formar em nossa igreja um clube de Desbravadores, avistou algumas crianças que brincavam no jardim. Ao se aproximar delas fez a seguinte pergunta;

Pr. José Maria - O que vocês estão fazendo?

Crianças – Nada!

Pr. José Maria – Então vamos fazer nada juntos?

A partir desse breve diálogo e da simplicidade do convite, nascia o Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, sim, nosso amado clube aqui da IASD Central de Brasília. Talvez você não saiba, mas a fundação deste clube foi de grande importância para o movimento dentro do Distrito Federal, onde vários clubes foram fundados pelo excelente empenho e dedicação dos membros e líderes do nosso querido clube.  

COM FÉ E SENSO DE MISSÃO - Enfrentamos dificuldades ao longo de nossa história, assim como qualquer outro clube, mas sempre colocamos à frente nossa missão de "salvar do pecado e guiar no serviço!" Quando nossos irmãos não tinham materiais, íamos até Goiânia, lá na sede da Associação Brasil Central (ABC), em uma época de pouca opção de mobilidade, para comprar especialidades, botons e qualquer outro material que fosse necessário para que os clubes do DF pudessem estar sempre abastecidos, também produzimos de apostilas de classes a especialidades, boletins informativos, manuais para Diretoria e até mesmo material para uniforme de gala. Foram dias de muito trabalho e empenho.

Ao continuar essa viagem por nossa história, você aprenderá que somos muito mais que um clube de Desbravadores. Somos parte de uma rede de salvação que cuida de pessoas, Somos uma grande família! 

NOSSA SEDE - Um ponto de encontro para os nossos desbravadores do clube e de outros clubes da região, pois estamos sempre prontos para ajudar nossos irmãos de lenço na árdua missão de "salvar do pecado e guiar no serviço".

Hall de entrada da Nova Sede 


Nova sede do Clube inaugurada em 2019 -  Pr. Max Schuab, Presidente da Aplac, Bruno Diniz Diretor do Clube e Pr. José Maria, Primeiro Diretor do Clube cortam a faixa de inauguração.

Nunca desistimos do nosso sonho! A primeira sede do Clube foi um barracão de madeira nos fundos da Igreja. Com isso era iniciada uma busca para que o clube pudesse ter um lugar acolhedor para os desbravadores, foram várias as sedes dentro da área da igreja, depois do início no barracão.

1979 - Nosso então diretor, Alcyr Osório daria o primeiro passo para que o clube pudesse de fato ter uma sede. O Clube passou a compartilhar com o Coral uma sala nas dependências da Igreja ao lado da Sala Pastoral. Conforme crescia, fez-se necessário um local mais amplo e o Clube se instalou em uma sala no subsolo da Igreja, lá permanecendo até os anos 90.

1995 - Os diretores Carlos Ubirajara (bira) e Milton Arno (miltão) foram responsáveis neste ano pela Transferência da sede para uma sala do prédio onde funcionava até então a Escola Adventista de Brasília, quando esta se mudou para seu novo local.

1999 -  Após esforços do diretor Rone Toledo e outros Líderes empenhados em angariar doações, uma nova sede foi estabelecida ao lado da Divisão Sul-Americana. O local anteriormente era utilizado como residência do Diretor da Escola Adventista e depois serviu por alguns anos como sede da APlaC. Após passar por reformas, a sede foi finalmente entregue ao clube.

2019 - O diretor Bruno Diniz (paizão) em esforço conjunto com pastores e lideranças da igreja, conseguiram dar ao clube o último passo na direção de sua nova e definitiva sede. Com salas exclusivas para cada uma das classes regulares, amplo auditório, museu, sala de reuniões, cozinha e refeitório, área completa para aventureiros e depósitos para ambos os clubes. Uma nova área destinada ao paredão de escalada também foi construída. Tudo em uma área útil de aproximadamente 900m2. Os esforços de nossos líderes foram preponderantes para que o clube obtivesse sua nova sede. É justo lembrar os nomes do Pr. Jim Soares, do tesoureiro do clube Marcelo Alexandre Barrionuevo e do Ancião José Carlos Zuckowisk.

CRUZEIRO DO SUL MIRIM - Em uma época onde as crianças menores de 10 anos ainda não contavam com uma estrutura como aquela oferecida aos desbravadores. O nosso querido clube teve a ideia da criação de um clube especifico para essas crianças.

O Clube Cruzeiro do Sul foi o pioneiro na criação de um clube especialmente desenvolvido para os nossos pequenos com menos de 10 anos. O Clube de “Mirins” (hoje Clube de Aventureiros Cruzeiro do Sul) foi criado em 1º de março de 1976 e já possuía seu próprio uniforme, hino, voto e lei. Em seu programa de atividades, os Mirins desenvolviam as classes progressivas preliminares.

SURGIMENTO DO CLUBE DE LÍDERES - Em 30 de março de 1984, foi criado o “Clube de Conquistadores”, que tinha como membros os jovens acima de 15 anos visando a formação de futuros Líderes. Mais uma vez o clube Cruzeiro do Sul seria pioneiro em nossa região, orgulhando-se de cada líder formado para a honra e glória de Deus.

Lohara Lima e Tays Diniz - Estas foram as líderes investidas durante as comemorações do Jubileu de Ouro do Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul. Também são as primeiras líderes do clube investidas utilizando o novo formato de capacitação.

Nossa instituição formou no Clube de Líderes dezenas de homens e mulheres dedicados ao serviço do Senhor. Com o passar dos anos as regras foram alteradas e em 2020 o Clube de Líderes deu seus últimos passos como clube. Hoje há uma Escola de Líderes administrada pelo Campo (MDA-Aplac) e em nosso clube permanece ativa a Unidade de Lideres sob comando do Diretor em exercício.

BANDA MARCIAL CLUBE DE DESBRAVADORES CRUZEIRO DO SUL - Nosso clube possui uma tradicional banda, que está sempre ao serviço do Senhor em nossa região do Distrito Federal, entorno e outros Estados. Foram muitas as apresentações para Presidentes, Governadores e Líderes Mundiais de nossa igreja, sem contar com os vários desfiles de 7 de setembro, apresentações internacionais e em aniversários de várias cidades brasileiras. 

1º CLUBE DE DESBRAVADORES RECORDISTA BRASILEIRO DE NÓS NÁUTICOS - Em 2019 quebramos o recorde junto ao RankBrasil como o Maior quadro de nós náuticos do Brasil. A obra, que é alusiva ao mapa do plano piloto da capital brasileira, possui 2,5 m de largura por 1,5 m de altura e conta com 230 nós. O recorde pertencia ao Grupo de Escoteiros do Mar Artífices Náuticos, Natal-RN, com recorde obtido em 2014. Com essa quebra, o clube se tornou o primeiro Clube de Desbravadores do Brasil a quebrar um recorde nacional de nós. 

O recorde não será defendido, com isso, estimulamos outros clubes para que possam manter esse recorde em nosso ministério. O recorde brasileiro de nós foi construido pelo esforço de dois Lideres de Desbravadores; Bruno Diniz, diretor do clube na ocasião e Gilvan Faria, instrutor do clube durante o período. Outras duas Lideres também foram parte fundamental  para o desenvolvimento do projeto, Tays Diniz e Susana Farias.  

DESBRAVANDO A WEB - O Cruzeiro do Sul foi um dos primeiros clubes a ter uma Home Page na Internet, que entrou no ar em 1998 pelas mãos do Líder Liney Reis, em uma época em que a web ainda dava seus primeiros passos.

Hoje o clube conta com perfis no instagram, facebook e TikTok, além de um canal no YouTube.  


DIRETORES DO CLUBE DE DESBRAVADORES CRUZEIRO DO SUL - O Pastor José Maria é o fundador do Clube de desbravadores Cruzeiro do Sul e foi diretor deste clube nos anos de 1972 e 1973. 


O Pr. José Maria foi sucedido por:

1974 - Walter Lúcio Costa Mendes (“Waltinho”)

1975 - Daniel Martins de Oliveira (“Danielzinho”)

1976 - Adelmo Castro de Jesus (“Paganinni”)

1977 - Adelmo Castro de Jesus (“Paganinni”)

1978 - Walter Lúcio Costa Mendes

1979 -  Alcyr Osório Pinto

1980 - Alcyr Osório Pinto

1981 - Alcyr Osório Pinto

1982 - Alcyr Osório Pinto

1983 - Alcyr Osório Pinto

1984 - Alcyr Osório Pinto

1985 - Alcyr Osório Pinto

1986 - Alcyr Osório Pinto

1987 - Alcyr Osório Pinto

1988 - Alcyr Osório Pinto

1989 - Alcyr Osório Pinto

1990 - Alcyr Osório Pinto

1991 - Roberto Araújo (“Robertinho”) (1º Semestre)

1991 - Carlos Ubirajara Amorim (“Bira”) (2º Semestre)

1992 - Lins Alves de Miranda

1993 - Hélio Vieira Cardoso

1994 - Carlos Ubirajara Amorim

1995 - Carlos Ubirajara Amorim (“bira”) (1º Semestre)

1995 - Milton Arno Luebke (“Miltão”) (2º Semestre)

1996 - Marcos Agostinho

1997 - Everson Georgio Costa

1998 - Alcyr Osório Pinto

1999 – Rone Toledo

2000 – Alcyr Osório Pinto

2001 – Ivanilde Bezerra Macedo

2002 – Alcyr Osório Pinto

2003 - Alcyr Osório Pinto

2004 – Adriana Viana de Oliveira

2005 – Marcos Agostinho

2006 – Marcos Agostinho

2007 – Marcos Agostinho

2008 – Marcos Agostinho

2009 – Marcos Agostinho

2010 – Marcos Agostinho

2011 – Marcos Agostinho

2012 – Marcos Agostinho

2013 – Márcio Neres

2014 – Marcos Agostinho

2015 – Carlos Ubirajara Amorim (“Bira”)

2016 – Carlos Ubirajara Amorim (1º Semestre)

2016 – Alcyr Osório

2017 – *Alcyr Osório - Diretor Geral (Jan/Out - Dbv, Avent. e Clube de Líderes)

2017 – Bruno Diniz (Outubro de 2017 após escolha em comissão)

2018 – Bruno Diniz

2019 – Bruno Diniz

2020 – Bruno Diniz

2021 – Bruno Diniz

2022 – Bruno Diniz

* 2022 – Eduardo Toledo - 18-09-2022, O Desbravador (10 anos) foi diretor por um dia durante as comemorações dos 50 anos do Clube (jubileu de ouro) no que ficou conhecida como a "Reunião de Ouro".

*Até 2017 tivemos a figura de diretor geral representada pelo Diretor Alcyr Osório (Tio Alcyr) 38 anos como diretor Geral do Clube Cruzeiro do Sul. Não contabilizamos a participação em outros cargos de diretoria. Em várias oportunidades acumulou as funções de Diretor do Clube de Desbravadores e Diretor Geral.

PARTICIPAÇÃO EM CAMPORIS - Desde a sua fundação o Clube tem participado de todos os Camporis de Missão, Associação, União e Divisão, além de ter sido convidado a participar do IV Campori de Conquistadores da União Austral, na cidade de Bahia Blanca – Argentina em 1989.













































FEIRAS 

- 2010 - (27 de junho) Iª FEIRA DOS DESBRAVADORES APLAC, Realizada no Parque da Cidade, Brasília - Distrito Federal. Diretor: Marcos Agostinho


CICS – CAMPORI INTERNO DO CLUBE CRUZEIRO DO SUL - Um dos clubes pioneiros em todo o Brasil na criação de um Campori Interno. 

- 1992 – (13 a 15 de novembro) I CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na Fazenda Topázio – Tema: REFLETINDO SUA LUZ. Diretor: Linz Alves de Miranda.

- 1996 – (14 a 17 de novembro) II CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na cidade de Palmital – Minas Gerais. – Tema: RENOVA-ME. Diretor: Marcos Agostinho

(Imagem em atualização)

- III CICS CRUZEIRO DO SUL – Em atualização...

(Imagem em atualização)

- 2001 – (1 a 4 de novembro) IV CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na cidade de São Gabriel – Goiás. – Tema: CONQUISTANDO O CÉU. Diretor: Ivanilde Bezerra Macedo.

(Imagem em atualização)

- 2002 – (14 a 17 de novembro) V CICS CRUZEIRO DO SUL, Tema: SENDO UM VENCEDOR. Diretor: Alcyr Osório Pinto.

(Imagem em atualização)

- 2003 – (outubro/novembro) VI CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado no Haras Cruzeiro do Sul, Formosa – Goiás. Tema: UNIDOS PELO AMIGO JESUS. Diretor: Alcyr Osório Pinto.

- 2007 – (15 a 18 de novembro) VII CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado no Haras Cruzeiro do Sul, Formosa – Goiás. Tema: ETERNAMENTE VENCEDOR. Diretor: Marcos Agostinho.

(Imagem em atualização)

- 2009 – (8 a 12 de outubro) VIII CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na Chapada dos Veadeiros, cidade de Alto Paraíso de Goiás – Goiás. Tema: AOS PÉS DO SALVADOR. Diretor: Marcos Agostinho.

(Imagem em atualização)

- IX CICS CRUZEIRO DO SUL – Em atualização...

(Imagem em atualização)

- X CICS CRUZEIRO DO SUL – Em atualização...

- 2014 - (21 a 23 de novembro) XI CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado na cidade de Planaltina - Goiás. Recanto do Corsário. Diretor: Marcos Agostinho.

- 2019 – (outubro) XII CICS CRUZEIRO DO SUL, Realizado no Ninho da Águia - Colônia Agrícola Boqueirão – Brasília – Distrito Federal. Tema: A MELHOR RECOMPENSA. Diretor: Bruno Diniz

ORDEM UNIDA

- 2020 – (6 de outubro) I FESTIVAL DE ORDEM UNIDA DA APLAC, Realizado na Concha Acústica do Exercito Brasileiro. Diretor do Clube: Bruno Diniz

MISSÃO CALEBE DE LENÇO

(Não houve trunfo para o evento)

- 2019 – (Julho) PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO CALEBE DE LENÇO, Realizado na Cidade de Brasília. Prestação de serviço a comunidade e evangelismo – Diretor: Bruno Diniz  

- 2020 – (Julho) SEGUNDA PARTICIPAÇÃO CALEBE DE LENÇO, Realizado na Cidade de Brasília. Prestação de serviço a comunidade, Construção de uma Casa e evangelismo – Diretor: Bruno Diniz  

A história continua...

 

“Que Deus nos abençoe em nossa jornada! Salvar do pecado e guiar no serviço.”