MOLUSCOS

ÁreaCódigoNívelAnoInstituição de Origem
EN01421938Associação Geral

  1. O que significa o termo “molusco”?
  2. Em relação aos moluscos das classes dos gastrópodes, cefalópodes e bivalves responder:
    1. Suas principais características
    2. Pelo menos um representante de cada classe
  3. Quais são os únicos moluscos terrestres ? A que classe eles pertencem ?
  4. Citar 3 características dos moluscos.
  5. Identificar e compreender as seguintes estruturas:
    1. Em bivalves
      • Concha
      • Cicatriz do Músculo
      • Umbo
    2. Em gastrópodes
      • Concha
      • Columela
      • Ápice
      • Tentáculos
      • Olhos
  6. Todas as conchas podem ser encontradas nas praias ? Onde podem ser encontradas ? Que áreas do mundo fornecem maior variedade de conchas ?
  7. Descrever 3 maneiras diferentes utilizadas pelos moluscos para sua locomoção.
  8. Como os moluscos se protegem ?
  9. De que forma as conchas são produzidas pela maioria dos moluscos ? Do que são feitas ?
  10. Citar 5 utilidades das conchas e dos moluscos para o homem.
  11. Fazer uma coleção de 20 conchas diferentes. Estas devem ser identificadas com data de coleta ou aquisição e local de origem.
  12. De onde vêm as pérolas? Que incrível lição a pérola nos ensina ? (Leia parábolas de Jesus, págs 115-118)
  13. Quais dos textos bíblicos abaixo nos falam que:
    1. As criaturas aquáticas foram criadas no quinto dia.
    2. A quantidade de criaturas aquáticas é inumerável.
    3. As criaturas das águas perecem fora da água.
    4. Jó considerava os corais de grande valor.
    5. Salomão tinha conhecimentos sobre a vida marinha.
    6. Jesus usou um produto de conchas 2 vezes para ensinar uma lição espiritual.
    7. Uma mulher de negócios vendia as famosas tintas da cor púrpura, retiradas de múrice de conchas do Mar Mediterrâneo.
    8. Paulo condenava o uso de pérolas.
    9. Moluscos não são apropriados para comer.
    10. As 12 portas da Cidade Santa são 12 pérolas.